quinta-feira, 10 de maio de 2012

Ao apoiar casamento gay, Obama assume risco calculado

A menos de seis meses das eleições americanas, o presidente Barack Obama assumiu um risco calculado ao apoiar o casamento gay, durante uma entrevista televisiva na quarta-feira. Por um lado, o líder em campanha pela reeleição pode perder popularidade entre eleitores mais conservadores. Por outro, abre a possibilidade de reenergizar sua base de militantes e doadores que estava frustrada com a falta de clareza do presidente nesse assunto.
Obama tornou-se o primeiro presidente americano a assumir tal posição publicamente um dia depois de a Carolina do Norte, um Estado crucial para sua vitória na eleição de novembro, aprovar uma emenda constitucional que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo – uma medida que também foi vetada em outros 30 Estados.
Mas se a declaração do líder pode custar votos de conservadores, seu silêncio sobre o assunto também poderia lhe dar uma imagem de “político calculista e tímido”, de acordo com o jornal americano The New York Times. Segundo a publicação, muitos integrantes do Partido Democrata, o mesmo de Obama, acreditavam que tal imagem não estaria de acordo com o homem que em 2008 se tornou o primeiro presidente negro dos Estados Unidos.
Foto: AP O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acena no jardim da Casa Branca, um dia depois de apoiar casamento gay
Obama enfrentava crescente pressão para se posicionar sobre o tema, depois de seu vice-presidente e seu secretário de Educação terem se declarado favoráveis às uniões entre pessoas do mesmo sexo. Em 2008, ainda como o candidato democrata à presidência, Obama disse que apoiava a união civil entre pessoas do mesmo sexo, mas não o casamento. No entanto, no final de 2010 Obama comentou que sua postura sobre o tema "estava evoluindo", o que frustrou militantes gays.
Obama disse à jornalista Robin Roberts, da rede ABC, que resolveu assumir sua posição depois de notar que membros gays de sua própria equipe eram "incrivelmente comprometidos com relacionamentos monógamos do mesmo sexo e que estão criando suas crianças juntos" e de pensar "naqueles soldados, ou aviadores, ou fuzileiros navais, ou marinheiros que estão lutando por mim, e apesar disso se sentem constrangidos".
"No fim, o que mais nos importa (a ele e à esposa, Michelle Obama) é a forma como tratamos as pessoas. Somos ambos cristãos praticantes e obviamente esta posição pode ser considerada como contrária à visão de outros”, afirmou. “Mas quando pensamos na nossa fé, o que está na raiz não é apenas Cristo se sacrificando por nós, mas a regra de ouro, sabe, trate os outros como quer ser tratado".
Impacto
Analistas ainda tentam avaliar o impacto da declaração na campanha de Obama. Um especialista republicano citado pela analista de política da rede ABC, Amy Walter, disse que "os eleitores que são fortemente contra o casamento gay - ou seja, que deixariam a opinião de um candidato sobre esse assunto determinar o seu voto - já não votariam pelo presidente de qualquer maneira".
Para Justin Ruben, diretor-executivo da organização Move On, que faz campanha pelos direitos civis e pelo Partido Democrata, "o apoio do presidente para a igualdade no casamento é uma grande notícia, que deve energizar os ativistas progressistas em todo o país".
O analista de política e autor do blog The Fix, do Washington Post, Chris Cillizza, apontou que "a base LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) não apenas é uma grande parte da base democrata, como compreende algumas das pessoas mais politicamente ativas do partido".
Além disso, disse, "não é segredo para ninguém que, para vencer, o presidente Obama precisa de um apoio muito consolidado entre as pessoas entre 18 e 29 anos de idade - o grupo que mais apoia o casamento gay".
Análises dos financiamentos da campanha de Obama já mostraram que o candidato, além de ser movido pelas pequenas doações (abaixo de US$ 200), também recebe um de cada seis dólares que vão para o seu caixa de doadores homossexuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...